sábado, 9 de julho de 2011

Retinopatia diabética - O diabetes e a sua visão


          Não controlar o diabetes pode acarretar sérios danos à sua retina. A retinopatia diabética, é uma doença que causa danos aos pequenos vasos sanguíneos que nutrem a retina. Sendo mais comum entre pacientes com diabetes tipo I (juvenil), porém quanto mais tempo se é diabético, mais chances tem de desenvolver essa doença.
          Muitas pessoas que sofrem dessa doença, sentem apenas um leve distúrbio na visão, este porém, pode progredir, podendo levar a pessoa à cegueira. A retinopatia afeta os dois olhos, geralmente um mais do que o outro. Existem dois tipos dessa doença, o tipo mais comium é o "não proliferativo", no qual os vasos sanguíneos da retina ficam enfraquecidos e dilatam (aneurismas). Neste tipo, o vazamento de líqudo ou sangue pode acontecer para a retina, dificultando a visão do paciente. O outro tipo, é o "proliferativo", em que, além dos micro - aneurismas surgem hemorragias e depósito de gordura na retina. 
          Quando a doença é identificada, pode ser necessário o uso do laser para coagular os vasinhos e conter os sangramentos. O laser também pode ser utilizado com medida preventiva, para conter a proliferação de novos vasos e preservar os existentes.
          Com a ajuda de uma luz e uma lente, o oftalmologista consegue examinar a retina do paciente e identificar sinais da doença. Por isso é necessário vistar um profissional pelo menos uma vez ao ano e manter o nível de glicose normal ou perto do normal (80 a 110 mg/dl), ter uma alimentação saudável, tomar medicação e insulina corretamente e fazer exercícios físicos diariamente. 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Meu filho enxerga bem: Porque ele precisa fazer exame de vista?


          Como pais muitas vezes pensamos que nosso fikho ou filha tem boa visão, portanto, não precisa fazer um exame de vista. Alguns erros mais comuns, são pensar que só porque o seu filho não se queixa de visão embaçada, tem notas boas ou os pais tem visão boa, o filho não tem nenhum problema.
          Os exames realizados nas escolas, não substituem o exame de vista profissional, mais ajuda a descobrir se a criança tem algum problema de visão. Por isso, leve seu filho a um oftalmologista para garantir que seu filho tem uma visão perfeita.

Abra seus olhos para hábitos alimentares saudáveis


         As pessoas podem adotar muitas medidas preventivas para protegem a visão, incluindo o direito de comer. Muitas pessoas sofrem de catarata ou doenças relacionadas com a degeneração macular, que são as duas principais causas de perda de visão e cegueira.
          Pesquisas indicam que há uma forte correlação entre a boa nutrição e a prevenção destas doenças oculares relacionados à idade. Comer alimenos ricos em nutrientes essenciais, podem ajudar o proteger a visão.
Sobre a degeneração macular:
  • muitas pessoas começam a notar as mudanças na visão entre as idades de 40 e 45.
  • muitas pessoas acreditam que cenouras são o melhor alimento para a saúde dos olhos, porém espinafres e outrs folhas verde escuras são mais saudáveis para os olhos.
  • mais da metade das pessoas não tomam a dose recomendada de vitamina C por dia.
  • uma xícara de suco de laranja por dia é mais do que suficiente para ajudar a compensar algumas doenças oculares.
Além de aumentar a ingestão diária de antioxidantes, os fumantes podem diminuir consideravelmente o risco de degeneração macular por parar de fumar.


A ignorância do público aos danos UV


          Estamos nos tornando mais conscientes dos efeitos nocivos do sol na nossa pele, radiação Uv em excesso pode ser uma ameaça a vida, esta é a principal causa do câncer de pele, no entanto, os raios ultravioletas podem danificar os olhos. Estudos revelam que as pessoas consideram sua visão como o sentido mais valorizado acima da audição, tato, paladar e olfato. Considerando os olhos a primeira partedo corpo que eles notam quando conhecem alguém.
          Muitas pesoas nunca tiveram seus olhos examinados e as pessoas que usam lentes de contato ou óculos evitam os exames por causa dos altos custos envolvidos em novos óculos. É uma medida sensata proteger os olhos contra os efeitos cumulativos da exposição a longa prazo á radiação UV.
          Felizmente, hoje em dia, existem vários tipos de lentes que fornecem proteção de até 99% contra os raios UV sem ser escuras, pois a maioria das pessoas acredita que somente os óculos solares garantem proteção. Atualmente, lentes como transitios, com proteção UV e revestimento anti -reflexo garantem a proteção dos nossos olhos também.