Não controlar o diabetes pode acarretar sérios danos à sua retina. A retinopatia diabética, é uma doença que causa danos aos pequenos vasos sanguíneos que nutrem a retina. Sendo mais comum entre pacientes com diabetes tipo I (juvenil), porém quanto mais tempo se é diabético, mais chances tem de desenvolver essa doença.
Muitas pessoas que sofrem dessa doença, sentem apenas um leve distúrbio na visão, este porém, pode progredir, podendo levar a pessoa à cegueira. A retinopatia afeta os dois olhos, geralmente um mais do que o outro. Existem dois tipos dessa doença, o tipo mais comium é o "não proliferativo", no qual os vasos sanguíneos da retina ficam enfraquecidos e dilatam (aneurismas). Neste tipo, o vazamento de líqudo ou sangue pode acontecer para a retina, dificultando a visão do paciente. O outro tipo, é o "proliferativo", em que, além dos micro - aneurismas surgem hemorragias e depósito de gordura na retina.
Quando a doença é identificada, pode ser necessário o uso do laser para coagular os vasinhos e conter os sangramentos. O laser também pode ser utilizado com medida preventiva, para conter a proliferação de novos vasos e preservar os existentes.
Com a ajuda de uma luz e uma lente, o oftalmologista consegue examinar a retina do paciente e identificar sinais da doença. Por isso é necessário vistar um profissional pelo menos uma vez ao ano e manter o nível de glicose normal ou perto do normal (80 a 110 mg/dl), ter uma alimentação saudável, tomar medicação e insulina corretamente e fazer exercícios físicos diariamente.