quarta-feira, 15 de junho de 2011

Um pouco sobre a origem dos óculos.

          Os óculos que vemos e usamos hoje,não são nem de longe parecidos com os primeiros óculos inventados.Estes tiveram seus primeiros registros em meados de 1262, Mas sua aparição oficial foi por volta de 1280. As lentes eram fabricadas de cristal ou vidro, sendo positivas biconvexas isso em 1285, em Florença, na Itália, quando seu uso se popularizou rapidamente. 
         Já os óculos solares
(lente escura) de que há notícia, foi uma lâmina verde do imperador Nero. Especula-se que ele era muito loiro ou até albino e, por causa dos olhos claros, não via bem as apresentações nas arenas.
          O primeiro par de óculos com lentes escuras e armação,surgiu na Alemanha, no século XIII, mas era pesado e desconfortável. Foram os franceses, no século seguinte, que introduziram um novo design e o nome de pince-nez (pinça de nariz), porque ficava preso na ponta do nariz. O modelo com duas hastes laterais, como os atuais, só surgiu no século XVII, até o século XX era feito sempre com lentes verdes. Na década de 60, esse cristal, pesado, foi substituído pelo acrílico e pelo policarbonato.
          Hoje,tanto os óculos solares como os com  grau promovem saúde e bem estar a quem os usa.Nos solares,as variadas cores de lentes, se adequam as necessidades e  exigências estéticas do cliente.São capases de bloquear raios UVA,UVB e em alguns casos UVC e os polarizados 99,9% dos reflexos, trazendo mais conforto e comodidade aos seu olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário